O coração humano projeta o caminho, mas é o SENHOR quem dirige os passos. Provérbios 16-9
.



terça-feira, 23 de agosto de 2011

ONCOPLÀTICA tem papel importante na restituição da autoestima

Câncer de mama

A cirurgia plástica de reconstrução da mama caminha para ser INCORPORADA AO PROTOCOLO de tratamento global do câncer, assim como a quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia.
O diagnóstico do câncer de mama causa grande fragilidade emocional, pois seu tratamento cirúrgico, que seja para remoção de tumores iniciais como ocorre na cirurgia conservadora da mama ou para tumores maiores, como nas situações de mastectomias (retirada da mama), provoca alterações físicas visíveis que afetam fortemente a auto estima feminina.
De acordo com a avaliação do médico Alexandre Mendonça Munhoz, especialista em cirurgia plástica de mama e membro especialista e titular da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), a cirurgia plástica de reconstrução da mama apresenta atualmente importante papel no contexto do tratamento global da patologia no que tange ao bem- estar e à qualidade de vida emocional e social dessas pacientes.
Um estudo publicado pela Universidade de Michigan, nos EUA, em 2008 avaliou o impacto do resultado estético após o câncer de mama na qualidade de vida de pacientes. Em uma análise que envolveu 12 centros nos EUA e mais de 23 equipes de cirurgia plástica diferentes, foram avaliados aspectos relacionados à satisfação corporal, depressão, medo de recorrência e alteração na percepção da saúde.
"Por meio da utilização de escalas, os pesquisadores observaram que pacientes com assimetria mamaria após o tratamento do câncer apresentaram piores índices de contentamento e maior incidência de depressão do que as pacientes com mamas simétricas e submetidas a técnicas de reconstrução. Desta forma, nos tempos atuais, mastologia e cirurgia plástica devem caminhar juntas, uma vez que os benefícios da oncoplastica à imagem corporal, com ausência de mutilação, têm impacto positivo na qualidade de vida e na reabilitação psicossocial após o tratamento da doença, afirma Munhoz.

Fonte: Suplemento do Jornal de Piracicaba - Bem Viver

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUE A PAZ DE JESUS E O AMOR DE MARIA ESTEJA SEMPRE COM VOCÊ!!!
ADOREI SUA VISITA!!!